18:38

E como evoluímos até aqui?

As teorias foram explicadas na antiga postagem, porém existe uma serie de conceitos para esclarecer ainda mais as nossas duvidas de evolução.
Há concepções adotadas por Darwin como a seleção natural e a de adaptação. A seleção natural trouxe uma serie polemica sobre o que ela atua, que para Darwin e a maiorias dos naturalistas, a seleção natural atua sobre os indivíduos. São estes que lutam pela sobrevivência,sobrevivem e reproduzem-se transmitindo suas características favoráveis à descendência.
º Os tipos de seleção são:
Estabilizadora
Direcional
Diversificadora
Sexual
º Os tipos adaptação:
Individual - dar respostas adaptativas a mudanças ambientais.
Camuflagem - apresentar uma ou mais características que se assemelham ao ambiente.
Coloração de aviso - proteção, alerta aos predadores que tem sabor desagradável.
Mimetismo -  duas especieis assemelham-se em certas características, com as de coloração de aviso tirando uma vantagem da "fama" do sabor desagradável, por exemplo.
Outros cientistas continuam a discussão sobre o processo evolutivo, chegando as dois conceitos basicos: anagênese e cladogênese.
Anagênese consiste na transformação progressiva de uma especie, com mudanças graduais que levam a adaptação evolutiva, ou seja, uma mesma especie oriunda de um ancestral com algumas modificações genéticas. Ela resulta da interação dos fatores evolutivos, principalmente da mutação -  uma alteração permanente no material genético, podendo ser induzida ou casual.
Cladogênese é o processo pelo qual duas populações diferenciam-se no decorrer do tempo originando duas novas especieis, em outras palavras, especies de subespécies ou raças diferentes cruzam gerando uma nova subespécie.

(a) anagênese (b)cladogênese

Evoluímos de modo lento e continuo, assim achava Darwin, dessa maneira os seres vivos adaptava-se   gradualmente aos ambientes, ideia que ficou conhecida como gradualismo filético. 
E a cada década mudanças ocorrem de  forma lenta e gradual marcando a nosso história e descoberta na vida, e vivemos a estuda-la: Biologia o estudo da vida.

Por:Luana Fonseca
Livro da editora moderna: Biologia das Populações de Amabis e Martho

0 comentários: