16:33

Teorias Evolucionistas

Evoluímos de maneiras que acreditamos, das que não queremos acreditar e das que querem provar. Há teorias como a do criacionismo, que é imposta na nossa cultura pelos nossos familiares, aonde adotam o libro da Bíblia como fonte de informação para a explicação de vida do homem - teoria do criacionismo: segundo ela todos as especies vivas foram criadas por ato divino.
Existe também ideia evolucionistas defendida por Lamarck, a qual serviu de inspiração para outros evolucionários que se basearam pela ousadia que ele teve de desafiar aos criacionistas,pois até então só essa teoria(criacionista) reinava -teoria do lamarckismo: segundo ela todos os organismos atuais surgiram por transformações de formas mais primitivas. Que talvez seja a que nos assusta, por surgir, através dela boatos de que somos descendentes dos macacos.
E a teoria mais famosa e que predomina até hoje, as ideias de Charles Darwin, se espelhando nas hipóteses de Lamarck, fez observações de coisas simples que acontecem no nosso cotidiano, em base de 4 observações e 3 conclusões Darwin fez uma pergunta questionadora que deixou qualquer teoria sem resposta. A qual era: se animais e plantas tinham sido criados tal e qual se apresentam hoje, por especieis distintas,mas nitidamente semelhantes, como pássaros e tartarugas de Galápagos, foram colocadas pelo Criador em ilhas próximas, e não distribuídas homogeneamente pelo mundo e por que em ilhas com climas e condições diferente não possuem  essas especieis? - teoria da evolução moderna: incorpora ao conceito da seleção natural,onde cada especie vive no ambiente que se adapta melhor.
Essas são as principais teorias da evolução que conseguiram ter argumentos condizentes e convincentes para a população, então não podemos falar de biologia sem falar de  evolução,como disse o geneticista russo Theodosius Dobzhansky: Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução” 


Por: Luana Fonseca
Referencias: http://www.brasilescola.com/biologia/biologia-evolutiva.htm
Livro da editora moderna: Biologia das Populações de Amabis e Martho

0 comentários: