08:05

Mitocôndrias

O que é?
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis: ovoides, esféricas ou de bastonetes, medindo aproximadamente de 02μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento. 

Elas são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa e semelhante às outras membranas celulares, enquanto a membrana interna, além da composição química diferenciada, tem dobras e pregas, denominadas cristas mitocôndrias, que se projetam para o interior da organela. O espaço interno da mitocôndria é preenchido por um líquido viscoso, a matriz mitocondrial, que contém DNA, RNA, diversas enzimas e ribossomos. Porém, esses ribossomos são menores que os ribossomos citoplasmáticos, eles se assemelham mais aos ribossomos de células procarióticas.
Elas surgem:
As mitocôndrias surgem exclusivamente pela autoduplicação de mitocôndrias preexistentes. Quando a célula se divide em duas células-filhas, cada uma delas recebe aproximadamente metade do número de mitocôndrias existentes na célula-mãe. À medida que as células-filhas crescem, suas mitocôndrias se autoduplicam , restabelecendo o número original.  
É responsável:
Por produzir energia para que os processos vitais ocorram. Tal energia é proveniente da respiração celular,processo em que moléculas orgânicas reagem com gás oxigênio, formando gás carbônico e água, liberando energia, a qual armazenada nas moléculas de ATP 
Curiosidade:
Um fato interessante sobre as mitocôndrias é que, em animais e em plantas com reprodução sexuada, essas organelas têm sempre origem materna.Apesar dos gametas masculinos possuírem mitocôndrias, elas degeneram logo após a fecundação.
Teoria sobre sua origem:
Chamada de teoria endossimbiótica,  na qual acredita-se que as mitocôndrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um um organismo eucarionte unicelular anaeróbico, por exemplo as bactérias. 
A Teoria endossimbiótica foi popularizada por Lynn Margulis em 1981 em seu livro Symbiosis in Cell Evolution. Vamos listar algumas características que dão suporte para a Teoria Endossimbiótica:
1. As mitocôndrias e bactérias são basicamente do mesmo tamanho.
2. As mitocôndrias possuem dupla membrana, assim como muitas bactérias, e a membrana interna das mitocôndrias não possui nenhuma semelhança com a membrana citoplasmática das células eucarióticas. Em termos de composição lipídica as mitocôndrias parecem mais com as bactérias.
3. As mitocôndrias, além de possuírem seu próprio DNA, o possuem em forma circular assim como as bactérias.
4. A divisão mitocondrial parece com a reprodução bacteriana.
Portanto, supõe-se que por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobatérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).



0 comentários: